quarta-feira, 24 de julho de 2019

Sapatos, o meu terror desde sempre!

Se já tinha problemas em comprar sapatos antes de ser vegan, agora então nem vos digo...

Os meus pés são ridiculamente pequenos. Não sou nenhuma viga, mas caramba, a grande maioria das mulheres com a minha altura calçam o 37!

Como se não bastasse, o meu pé 35 tem a largura de um 38. Coisa mai linda, não é? Nos sapatos de Inverno, fui-me safando a usar dois números acima do meu... já no Verão, a tarefa complicava-se, pois as sandálias deixavam a descoberto os 2 cm de sobra à frente dos dedos.

Há 8 anos, por conta das várias caminhadas que andei a fazer na serra de Sintra, arranjei uma fascite plantar em cada pé, isto é, não conseguia meter os cascos no chão sem sentir uma picada horrível nos calcanhares.

Mandei fazer palmilhas à medida, mas o problema era enfiá-las nos sapatos juntamente com os meus pés, tarefa impossível, assim ao nível de atafulhar 100 pessoas num mini. Mesmo cabendo à risca, a condução era impossível.

Foi nessa altura que descobri a Birkenstock, marca de calçado que não só resolveu o meu problema (pelas solas ortopédicas e pela possibilidade de ajuste da largura), como fez com que eu deixasse de caminhar com os pés para dentro, hábito que me acompanhava desde criança. A partir daí, não quis mais nada, pois basta calçar sapatos de outra marca para sentir quase imediatamente um grande desconforto nos pés, nos joelhos e até na coluna!

Esta relação de amor só foi abalada pelo veganismo, porque os modelos vegan são em número tão reduzido que dá dó, especialmente no que toca às colecções de Inverno.

Este Verão, lá me safei com umas sandálias Arizona, o único modelo vegan à venda em Portugal nas lojas Birkomania. Fico um bocado danada, porque sei que existem outros modelos disponíveis no estrangeiro (que podem espreitar aqui). Preferia umas Mayari, que são muito mais femininas, mas que se lixe. Antes umas sandálias amigas da bicharada do que umas mais bonitas mas com sofrimento animal incluído.

Os chouriços da foto do coração são meus. Mas como não tenho pés de Cinderela, achei por bem deixar-vos uma foto destes sapatos numas patas apresentáveis, que é para não dizerem "credo, que coisa feia, eu lá comprava isto!". Porque de facto, feios são os meus pés, não as sandálias.

Para quem estiver interessado em comprar: existem duas lojas birkomania em Portugal, uma em Cascais e outra na Baixa de Lisboa.

As pessoas com pés normais têm mais opções. Gosto especialmente dos modelos da marca portuguesa Nae e dos ténis da Zouri, também  ela portuguesa.

Mas isso é para vocês, seus sortudos com extremidades normais.

Amuei.

Sem comentários:

Enviar um comentário